Warmachine

Se você ainda não conhece, venha conferir este jogo de miniaturas baseado no cenário de RPG Reinos de Ferro que está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos e Europa!
Ao contrário do que vemos no Brasil, as miniaturas sempre foram um enorme sucesso no grandioso mercado de entretenimento americano e europeu. Wargames e RPGs sempre disputaram uma batalha ferrenha pela preferência do público nerd. Neste panorama tão concorrido, somente os melhores prevalecem nesta preferência dos fãs, cada vez mais ávidos por novidades. Warmachine vem já há alguns anos provando ser um dos melhores neste segmento. E muita coisa ainda está por vir! Desde seu início, o jogo vem angariando dezenas de prêmios, inclusive os mais importantes do ramo. Em seu ano de estréia (2004) levou o Origins (o Oscar dos jogos de entretenimento) pelo melhor sistema de regras para wargames, e em 2005 ganhou o mesmo prêmio por jogo do ano!

Em WARMACHINE os jogadores assumem o papel de warcasters, liderando suas forças titânicas no campo de batalha. Warcasters são grandes líderes marciais, além de trazerem serem guerreiros veteranos e suas habilidades mágicas para o combate. os jogadores colecionam, montam e pintam modelos fantasticamente detalhados que representam uma variedade de guerreiros, máquinas e criaturas que fazem parte de se exército. WARMACHINE é um jogo totalmente compatível com o seu irmão feral, o jogo de miniaturas de combates entre criaturas montruosas, o HORDES.

Um a verdadeira força de warcaster de WARMACHINE vem da sua habilidade de controlar e coordenar os poderosos autômatos de combate que formam o cerne de suas forças – os warjacks. Todos os warjacks são titãs revestidos de aço, movidos por um poderoso motor à carvão e com um cérebro mágico primitivo, além de possuírem armas e características exclusivas. Sozinho, um warjack só é capaz apenas de raalizar as ações mais rudimentares, mas quando controlado por um warcaster sua eficiência e poder de destruição aumentam dramaticamente. Se um warcaster experiente souber usar os seus warjacks com sabedoria, ele pode decidir o curso de uma batalha.

Um componente crucial da extratégia de jogo do WARMACHINE é usar os pontos de Foco do seu warcaster para aumentar as habilidades de seu exército. Pontos de Foco podem ser usados para aumentar o já impressionante capacidade de combate de um warjack, ou podem ser gastos em poderosas magias para decimar unidades adversárias ou fornecer benefícios às suas próprias tropas. Propriamente alocados, os pontos de Foco de um warcaster podem transformar um exército em uma perfeita máquina de destruição.

CircleVSkorne

Warmachine surgiu para representar em miniaturas o universo do RPG Reinos de Ferro, também premiadíssimo por sua extrema originalidade. Fabricados pela mesma produtora, a Privateer Press, logo o jogo ganhou uma visibilidade até maior que o próprio RPG. Suas regras inovadoras, assim como a qualidade excepcional das miniaturas, chamou rapidamente a atenção do público e se tornou um enorme sucesso de vendas. A prova maior disso está no fato de que hoje a linha de RPG dos Reinos de Ferro se encontra parada graças ao sucesso do wargame! A empresa decidiu investir todos os seus esforços no aclamado Warmachine e adiou a nova linha de produtos para os jogos de interpretação.
A temática do jogo é basicamente a mesma do cenário de campanha Reinos de Ferro. O universo é steampunk, ou seja, usam tecnologia à vapor. A magia também está presente, mas é utilizada junto desta tecnologia para aprimorar máquinas de guerra e a artilharia. Existem quatro grandes facções que estão em guerra: Cignar, Khador, Protetorado de Menoth e Cryx. Enquanto isso hordas de mercenários atuam como aliados, inimigos ou de forma independente. Também temos a Retribuição de Scyrah: guerreiros ocultos da nação dos elfos em busca da sobrevivência de seus deuses e de vingança contra os humanos. Este contexto de guerra se passa em Caen, porção ocidental do continente de Immoren. Estes conflitos, causados por tratados políticos e interesses territoriais, acabam transformando o cenário em um campo de batalha onde tecnologia e magia atuam como meios de destruição!
Guerra de Reinos

Falando um pouco mais detalhadamente sobre as facções do jogo, temos Cygnar, o mais próspero e avançado tecnologicamente reino de Immoren. Sua artilharia é insuperável e utiliza energia elétrica arcana como arma para fritar seus inimigos. Os expansionistas de Khador possuem as armas de guerra com incríveis blindagens, e usa o congelamento como ofensiva contra seus adversários.  O Protetorado de Menoth, antiga colônia de Cygnar, usa o fogo como elemento de destruição. Religiosos e devotos à sua causa sagrada, o reino embarcou em uma verdadeira guerra santa contra sua antiga metrópole. Por fim, temos Cryx, a nação dos necromantes. Sob a tutela de Toruk, senhor dos dragões, estes mestres da magia negra corroem o aço e a carne dos inimigos com ácido. Fora as quatro grandes facções, temos os Mercenários: estes guerreiros de aluguel lutam por quem lhes pagar melhor, ou por seus próprios interesses. Algumas vezes podem defender reinados menores como o Sindicato das Quatro Estrelas e o Pacto Highborn. A Retribuição de Scyrah representa a força secreta dos elfos na tentativa de salvar os poucos resquícios de seus deuses que ainda restam e acabar com os magos humanos.

Como dito acima, cada uma das facções possui um tipo específico de dano, e isso se reflete em suas armas, soldados, magos e máquinas de guerra, conhecidas como warjacks. Cada um dos exércitos também possui seus líderes, representados por figuras raras no jogo, geralmente sendo warcasters, espécie de magos que são capazes de controlar as máquinas de guerra e mudar sozinhos os rumos de um conflito! Fora os já citados warcasters e warjacks, temos na batalha tropas de infantaria, artilheiros e alguns com funções mais especificas como reparadores para os warjacks. Também existem personagens que se movem de maneira independente, ao contrário dos outros, principalmente infantaria e artilheiros, que se movem em formações, estes andam de maneira independente e são chamados solos.

Warcasters & Warjacks

A maior característica de Warmachine são os warjacks e warcasters. Os primeiros são enormes máquinas de guerra movidas à vapor e guiadas por um cérebro tecno-arcano magicamente desenvolvido chamado córtex. No mundo do jogo, cumprem o papel de tanques de guerra, sendo as maiores armas de infantaria utilizadas pelos reinos contra seus inimigos. Sua grande durabilidade no campo de batalha garante muita eficiência militar, mesmo custando bem mais que um batalhão de infantaria. Como afirmamos acima, cada reino dá características próprias aos seus warjacks, como o tipo de dano e blindagem. Os Myrmydons da Retribuição de Scyrah são excelentes exemplos disso. Os warcasters são magos conjuradores que controlam os warjacks, porém eles exercem outras funções no jogo. São os mais poderosos comandantes dos exércitos, detentores de feitiços mortais, são decisivos em campo de batalha. Os mais carismáticos e poderosos líderes dos reinos em conflito pertencem a esta classe de combatente.
A História dos Reinos
Warmachine tem como pano de fundo o cenário de campanha Reinos de Ferro, e seus conflitos são frutos do enredo que se passa no RPG, então vale a pena saber um pouco mais sobre esta intrínseca e bem elaborada história para se ambientar um pouco mais dentro do wargame. Como dissemos acima o enredo do jogo se passa na parte ocidental de Immoren, conhecida como Caen. Dividida por ambições políticas, territoriais e religiosas, o contexto se torna cada vez mais perigoso e os conflitos violentos!
Criados 400 anos atrás pelo Tratado de Corvis, os reinos de Cygnar, Ord, Llael e Khador formam os Reinos de Ferro. Porém esta união é somente aparente. Antiga colônia de Cygnar, Khador iniciou uma guerra contra sua antiga metrópole. Llael foi anexada quase totalmente ao seu território enquanto Ord permanece neutra. Fora dos reinos envolvidos no tratado, o Protetorado de Menoth, que por muitos anos foi parte de Cygnar, declarou guerra a este reino, baseados principalmente em sua ideologia religiosa, reprimida por muito tempo pelo reino de Cygnar. Olhando de fora, temos os perigosos feiticeiros de Cryx. Estabelecidos em seu arquipélago, lançam hordas de mortos-vivos contra seus inimigos, sob a proteção de Toruk, o pai de todos os dragões. Ios, lar dos elfos, fechou suas fronteiras anos atrás. Sua deusa está morrendo e eles temem pela extinção da raça. Neutros nesta guerra, temos Rhul, o país dos anões, porém cada vez mais eles tem demonstrado admiração por Cygnar.
Os conflitos existentes no cenário são muitos para serem abordados inteiramente aqui. Porém, neste contexto de guerra, Warmachine concentra sua atenção somente nas quatro maiores nações envolvidas nos conflitos, embora peças de outras nações existam.
Lançamentos
Lançado inicialmente em 2003 com a série Prime, Warmachine vem tendo uma expansão por ano, sempre vindo com novas peças (warjacks, warcasters, infantaria e solos) e novas estratégias. Em 2010 houve o lançamento de Warmachine Mk2, que proporcionou uma grande reformulação das regras. Os cartões com as atualizações das peças antigas foram disponibilizadas no site da Privateer Press. Também disponível no site da empresa, os jogadores podem baixar um conjunto completo de regras e normas para todos os modelos e postar comentários sobre os testes de campo. Os booster do jogo seguem temáticas de acordo com as grandes facções do cenário, veja a lista de livros já lançados:
As linhas são dividas em Mark I (1ª edição) e Mark II (2ª Edição)

Mark I Warmachine
Warmachine: Prime – 2003
Warmachine: Escalation – 2004
Warmachine: Apotheosis – 2005
Warmachine: Superiority – 2006
Warmachine: Prime Remix – 2007
Forces of Warmachine: Pirates of the Broken Coast – 2007
Warmachine: Legends – 2008

Mark II Warmachine
Warmachine Prime Mk2 – Janeiro 2010
Warmachine: Wrath – Junho 2011
Warmachine: Colossals – Julho 2012
Warmachine: Vengeance – Março 2014

Forces of Warmachine é o nome de uma série que pretende lançar um livro para cada facção do jogo.

Forces of Warmachine: Retribution of Scyrah – 2009
Forces of Warmachine: Cygnar – Fevereiro 2010
Forces of Warmachine: Khador – Março 2010
Forces of Warmachine: Protectorate of Menoth – Abril 2010
Forces of Warmachine: Cryx – Junho 2010
Forces of Warmachine: Mercenaries – Julho 2010
Forces of Warmachine: Convergence of Cyriss – Julho 2013
Forces of Warmachine: Cephalyx – Agosto 2014


No Campo de Batalha
Para os admiradores deste fantástico cenário de campanha que é Reinos de Ferro, impossível não se interessar por este wargame, até mesmo quem não joga o RPG. As miniaturas são maravilhosas! Infelizmente ainda é difícil conseguir peças no Brasil. Comprando fora temos ainda diversas barreiras que acabam dificultando o acesso do grande público, mas se você tem um cartão de bandeira internacional e grana pra gastar, é uma excelente pedida. Pesquise nas lojas gringas e saiba como ambientar suas aventuras com estas verdadeiras obras primas. Vale lembrar que além de Wamachine, já existe um jogo similar no mesmo cenário de campanha chamado Hordes , vide na página inicial.
Confira mais sobre as Facções de Warmachine:

Confira mais REGRAS BÁSICAS do Warmachine

1 Comment

  1. Roxx

    Legal a matéria.

    Se alguém tiver interesse em aprender/jogar Warmachine ou Hordes online (e possivelmente de graça), só entrar em contato comigo. Pode deixar uma mensagem ou enviar um email.

    alexandre.gouveia@hotmail.com

    -Roxx

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